Novo Ensino Médio

Fonte: Movimento Pela Base

A Seeduc está trabalhando na construção do Novo Ensino Médio que, atendendo a Lei nº 13.415/2017, entrará em vigor em toda a rede estadual de ensino no ano letivo de 2022, inicialmente para as 1ªs séries desse segmento.

O novo modelo tem por objetivo tornar essa etapa final do Ensino Básico mais efetiva e atraente, oferecendo novas opções pedagógicas e tornando o estudante o protagonista de suas próprias escolhas.

Nesta missão, estamos contando com a participação de toda a comunidade escolar e levando informações e esclarecimentos sobre esse novo modelo que traz uma estrutura mais flexível com uma nova organização curricular.

Para saber mais sobre o Novo Ensino Médio, assista ao vídeo e participe dessa construção.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

SAIBA MAIS SOBRE O NOVO ENSINO MÉDIO

Reunimos, aqui, os questionamentos mais recorrentes sobre as mudanças propostas pelo Novo Ensino Médio – o modelo de ensino que será implementado na rede estadual de ensino a partir do ano letivo de 2022.

1 - O que é o Novo Ensino Médio?

A Lei nº 13.415/2017 alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, definindo uma nova organização curricular, mais flexível, que contemple uma Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e a oferta de diferentes possibilidades de escolhas aos estudantes, os Itinerários Formativos.

2 - O que é a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio?

É um conjunto de orientações que deverá nortear a reelaboração do currículo de referência Seeduc-RJ. A Base trará os conhecimentos essenciais, as competências, habilidades e objetos do conhecimento que serão trabalhados durante o Ensino Médio.

3 - Qual será a carga horária da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Ensino Médio na Seeduc-RJ?

A carga horária da BNCC na Seeduc-RJ será de no máximo 1800h ao longo das três séries, sendo a carga horária restante, de no mínimo 1200h, destinada aos itinerários formativos. Assim, a oferta será trabalhada dentro das 3.000 horas totais de carga horária que, hoje, já são oferecidas pela Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro.

4 - O que são os itinerários formativos?

Os Itinerários Formativos são o conjunto de componentes curriculares em que os estudantes poderão aprofundar os conhecimentos em uma das áreas do conhecimento (Matemáticas e suas Tecnologias, Linguagens e suas Tecnologias, Ciências da Natureza e suas Tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas) e da formação técnica e profissional (FTP), ou até mesmo em duas ou mais áreas de forma integrada e da FTP.

5 - Quais serão os benefícios para os estudantes com a nova organização curricular?

O Novo Ensino Médio pretende atender às necessidades e às expectativas dos jovens, fortalecendo o protagonismo juvenil na medida em que possibilita aos estudantes escolher o itinerário formativo no qual desejam aprofundar seus conhecimentos.

6 - O Novo Ensino Médio exclui componentes curriculares (disciplinas) dos currículos?

Não. Pelo contrário, a proposta atual da BNCC, aprovada pelo Conselho Nacional de Educação (CNE), mobiliza conhecimentos de todos os componentes curriculares em suas competências e habilidades e, portanto, torna seu desenvolvimento obrigatório ao longo do Ensino Médio.

7 - Como ficará a oferta de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia? E Língua Portuguesa e Matemática?

Nesse Novo Ensino Médio, obrigatoriamente, serão ofertados estudos e práticas de Educação Física, Arte, Sociologia e Filosofia. Já o ensino de Língua Portuguesa e Matemática será obrigatório nos três anos do Novo Ensino Médio.

8 - E a Língua Inglesa, será ofertada no Novo Ensino Médio?

A Lei nº 13.415/2017 torna o inglês obrigatório desde o 6º ano do Ensino Fundamental até o Ensino Médio. No estado do Rio de Janeiro haverá a oferta da Língua Espanhola, em conformidade às legislações estaduais.

9 - E o Ensino Religioso, será ofertado no Novo Ensino Médio?

No estado do Rio de Janeiro haverá a oferta do Ensino Religioso, em conformidade com as legislações estaduais.

10 - Quando será ofertado o novo currículo nas escolas de Ensino Médio?

O novo currículo do Ensino Médio iniciará na rede a partir de 2022, para todas as turmas de 1ª série do Ensino Médio da Seeduc-RJ e, de forma gradativa, ao longo dos anos seguintes, ampliado para todas as séries.

Acesse a apresentação aqui.

Seminário de Apresentação do Novo Ensino Médio e Discussão da BNCC

A Secretaria de Estado de Educação do RJ organizou, em maio deste ano, no formato on-line, o Seminário sobre o Novo Ensino Médio e Discussão da BNCC que reuniu a comunidade escolar e convidados. O encontro teve a participação de diversos palestrantes, além da apresentação das principais ações desenvolvidas pela Seeduc. Na ocasião, a equipe pedagógica mostrou, ainda, as possibilidades que serão ofertadas nesse novo modelo de ensino, a partir de 2022, inicialmente para as turmas das 1ªs séries do Ensino Médio. Confira, aqui, a apresentação.