O Applique-se, plataforma digital da rede estadual, permite ao usuário navegar dentro do app sem o consumo de pacote de dados graças a navegação patrocinada cedida pela Seeduc. No entanto, para usufruir de tal benefício é necessário um chip ativo de dados móveis. Não é necessário ter crédito, mas o chip precisa estar ativo. É válido ressaltar que, para baixar o aplicativo e realizar o primeiro acesso, é necessário que o usuário esteja conectado a partir do seu plano de dados ou Wi-Fi. Dentro do app, o estudante tem acesso a mais de 6,5 mil materiais pedagógicos, entre videoaulas, podcasts e orientações de estudo. A secretaria ressalta que há uma diferença entre não gastar dados e navegar sem o uso de internet.

O Applique-se é o aplicativo de ensino remoto da rede estadual fluminense. Ele oferece a estudantes e professores conteúdos digitais como: videoaulas, podcasts e material de apoio para estudos e atividades. Todas as disciplinas dos Ensinos Fundamental, Médio e da Educação de Jovens e Adultos (EJA) estão ali e a navegação é gratuita. O app também tem funções de videoconferência e chat, importantes para a troca entre os educadores e suas turmas.

Passo 1) Acesse a loja de
aplicativos do seu celular.

Passo 2) Pesquise pelo nome "Applique-se" e clique no ícone.

Passo 3) Clique no botão "Instalar".

Atenção aluno!

Para entrar no Applique-se é preciso fazer o login com e-mail e senha do Google Classroom, a plataforma de gerenciamento de conteúdo para escolas. Todos os alunos da rede estadual têm esses dados de acesso, gerados no momento da matrícula na unidade escolar.

Passo 1) Abra o aplicativo e clique em
"CONCORDAR E PROSSEGUIR".

Passo 2) Faça o login no google utilizando o mesmo e-mail e senha
do Google Classroom.

Passo 3) Adicione a nova conta no seu celular(caso não tenha utilizado ainda
no aparelho) ou clique na conta
@educa já cadastrada.

Passo 4) Clique em "Entendi"
para prosseguir.

Agora é só navegar pelos conteúdos feitos especialmente para você.

Atenção!
Caso ainda não tenha feito login no Google Classroom, acesse o
Guia do Aluno ou o Guia do Educador e consulte a sua conta.

Veja aqui as perguntas mais frequentes sobre o Applique-se

O que é o Applique-se?

É o aplicativo que vai abarcar todo o conteúdo do ensino remoto na rede estadual, como o material pedagógico, exercícios, videoaulas, podcasts com aulas dos professores, além da plataforma do Google Classroom.

Como saber o login e senha?

Aluno: O seu login no Applique-se é primeironome.matricula@aluno.educa.rj.gov.br
(ex. : carlos.201034491421564@aluno.educa.rj.gov.br).

A sua primeira senha de acesso é a data de nascimento - dia, mês e ano (ex.: 01012001).

Em caso de perda da senha, acesse o Guia do Aluno e vá na aba Consulta Email. Coloque os seus dados (nome completo, nome completo de sua mãe e data de nascimento) e verifique a conta. Após a verificação, clique no botão para gerar uma nova senha. Na consulta, o aluno também consegue descobrir a matrícula.

Professor: O seu login terá o seguinte padrão: nome.IDfuncional@prof.educa.rj.gov.br.

Administradores (Diretor Geral e Adjunto, Coordenador Pedagógico, Orientador Educacional e Equipe Regional): o seu login terá o seguinte padrão: nome.IDfuncional@educa.rj.gov.br.

A primeira senha de ambos será o número do CPF. Caso tenha esquecido, acesse o Guia do Educador.

Observação: Ao inserir o número da ID Funcional desconsidere 0 (zero) a esquerda.

Como acessar o Applique-se sem consumir dados de internet móvel?

O Applique-se, plataforma digital da rede estadual, permite ao usuário navegar dentro do app sem o consumo de pacote de dados graças a navegação patrocinada cedida pela Secretaria de Estado de Educação. No entanto, para usufruir de tal benefício é necessário um chip ativo de dados móveis. Não é necessário ter crédito, mas o chip precisa estar ativo. Dentro do app, o estudante tem acesso a mais de 6,5 mil materiais pedagógicos, entre videoaulas, podcasts e orientações de estudo. A Seeduc esclarece que há uma diferença entre não gastar dados e navegar sem o uso de internet.


O que você vai encontrar no aplicativo?

Videoaulas planejadas e gravadas por docentes da rede estadual de acordo com as orientações de estudos, tendo a duração de até 15 minutos.

Podcasts são conteúdos entregues em forma de áudio e que ficam disponíveis para serem ouvidos quantas vezes você quiser. Também foram planejados e gravados por docentes da rede estadual.

Orientações de Estudo são materiais escritos, baseados no currículo resumido, que apresentam objetivos, metas, fácil organização e entendimento, podem ser usados em gamificação e possuem uma atividade avaliativa ao final, que deve ser realizada pelo aluno e entregue ao professor.

Google Classroom oferece ao usuário uma ferramenta para o compartilhamento, interação e a realização de aulas e atividades pedagógicas a distância.


Siga nossas redes e fique por dentro de todas as novidades!