Educação Integral

O compromisso da Educação do Estado do Rio de Janeiro é com a formação de jovens, para que se conheçam e se autodeterminem. Os estudantes devem ser protagonistas, abertos ao novo; precisam desenvolver competências para resolução de problemas e buscarem o que desejam. Eles precisam tomar decisões qualificadas, de forma colaborativa, mesmo em situações adversas.

Nesse sentido, o Programa de Educação Integral compreende uma concepção contemporânea que promove a formação plena do estudante, a partir do desenvolvimento de competências e habilidades essenciais para o enfrentamento dos desafios do século XXI, para o convívio e a participação social e para o mundo do trabalho. Também propõe um novo olhar sobre a juventude, contemplando, assim, o desenvolvimento integral do estudante, enquanto cidadão do mundo globalizado.

As propostas pedagógicas da Educação Integral representam uma nova estratégia de envolvimento dos estudantes ao longo de seu percurso escolar, contando com metodologias integradoras e componentes curriculares inovadores, que potencializam a aprendizagem cognitiva e dialogam com seus interesses, visando à formação de jovens críticos e autônomos.

A Educação Integral considera os jovens em sua plenitude e diversidade, situa-os no centro do processo educativo e transforma a escola para o desenvolvimento dessas competências com intencionalidade e evidência.

A proposta é priorizar a educação integral, concretizada a partir da aliança entre a formação geral e a aquisição de competências e habilidades diferenciais. Nesse contexto, a escola torna-se um espaço de oportunidade para o estudante, com múltiplas possibilidades de formação, levando-o a compreender que o investimento nos estudos é indispensável para seu futuro.

Assim, o Programa oferta modelos diversificados para atendimento das necessidades dos estudantes do Estado do Rio de Janeiro, tendo em vista sua formação integral e em horário integral.

ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO LINGUAGENS - LÍNGUAS

Trata-se de uma oferta da Formação Geral Básica comum e não Profissionalizante com um Itinerário que aprofunda os conhecimentos na área de linguagens, cuja proposta curricular promove o desenvolvimento da proficiência de Línguas Estrangeiras com ações pedagógicas formais e não formais, suscitando e valorizando aspectos linguísticos e culturais além da promoção da interculturalidade, potencializando a ação de uma aprendizagem cognitiva e o desenvolvimento do protagonismo juvenil.

A oferta de uma grade curricular diversificada, proporciona aos estudantes, além das disciplinas linguísticas, uma expansão do limite do idioma, não limitando o idioma tão somente à sua aquisição linguística, mas ter como objetivo a sua prática diária e seu uso em outros componentes não linguísticos com aprofundamentos nas mais variadas ciências, abarcando um nível de contemporaneidade com a aquisição de repertório nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação no contexto escolar. Possui em sua grade, também, o componente curricular Projeto de Vida que tem por objetivo formar cidadãos capazes de intervir na realidade e modificá-la a partir de uma perspectiva global e democrática, com vistas a construir no jovem uma rotina de reflexão sobre suas perspectivas e escolhas, bem como uma rotina de conexões entre sua realidade e o mundo.

CIEP 117 CARLOS DRUMMOND DE ANDRADE BRASIL - ESTADOS UNIDOS

Brasil – Estados Unidos

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Comendador Soares

CIEP 449 GOVERNADOR LEONEL DE MOURA BRIZOLA BRASIL – FRANÇA

Brasil - França

Município: Niterói – Bairro: Charitas

CE HISPANO BRASILEIRO JOAO CABRAL DE MELO NETO BRASIL – ESPANHA

Brasil - Espanha

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Méier

CE MATEMÁTICO JOAQUIM GOMES DE SOUSA - INTERCULTURAL BRASIL- CHINA

Brasil - China

Município: Niterói – Bairro: Charitas

CIEP 097 CARLOS CHAGAS- INTERCULTURAL BRASIL- CHINA

Brasil - China

Município: Duque de Caxias – Bairro: Sarapuí

CIEP 218 MINISTRO HERMES LIMA BRASIL-TURQUIA

Brasil - Turquia

Município: Duque de Caxias – Bairro: Jardim Gramacho

CE RODRIGO OTÁVIO FILHO

Brasil - Itália

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Vaz Lobo

CIEP 413 ADÃO PEREIRA NUNES BRASIL – MÉXICO

Brasil - México

Município: São Gonçalo – Bairro: Neves

CE PROFESSORA ELIANE MARTINS DANTAS BRASIL ALEMANHA

Brasil - Alemanha

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Braz de Pina

CE JOSÉ MARIA DE BRITO BRASIL JAPÃO

Brasil - Japão

Município: Itaguaí – Bairro: Centro

CE TENENTE OTAVIO PINHEIRO BRASIL RÚSSIA

Brasil - Rússia

Município: Belford Roxo – Bairro: São Vicente

CE HERBERT DE SOUZA

Inglês - Espanhol

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Rio Comprido

CE ROMUALDO MONTEIRO DE BARROS

Inglês - Espanhol

Município: Itaperuna – Bairro: Cidade Nova

LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS

Inglês - Espanhol - Francês

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Centro


ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO DE LINGUAGENS - ESPORTE

O esporte possui suas particularidades que envolvem as pessoas, influenciam no desenvolvimento saudável e agregam valores e conceitos na vida do estudante. O Itinerário de Linguagens - Esporte irá oportunizar a vivência com várias práticas esportivas com intuito da formação de possíveis atletas, com perspectivas de formação específica no campo esportivo.

O currículo desta modalidade permite a transversalidade dos conceitos trabalhados de forma conectada, dinâmica baseada no diálogo com a realidade, utilizando o esporte como temática central. O esporte será desenvolvido de maneira integrada com a missão de formar estudantes com perfil de atletas-cidadãos.


CE MONTEIRO DE CARVALHO
Município: Rio de Janeiro - Bairro: Santa Teresa


ENSINO MÉDIO ITINERÁRIO FORMAÇÃO TÉCNICA E PROFISSIONAL

Esta modalidade de oferta de ensino busca apoiar os percursos formativos, que sejam relevantes aos adolescentes e jovens, favorecendo a sua inclusão e trajetória no mercado de trabalho.

A organização do Itinerário de Formação Técnica e Profissional dar-se-á com a oferta de cursos no modelo Articulado, Integrado e Concomitante/Subsequente.

UNIDADES DE ENSINO MÉDIO NO MODELO INTEGRADO

Este modelo de oferta de ensino prevê a integração da educação profissional às diferentes formas de educação, ao trabalho, à ciência e à tecnologia. Compreende o Trabalho, a Ciência, a Tecnologia e a Cultura como categorias indissociáveis da formação humana.

CE JOSE LEITE LOPES

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Multimídia

(Projeto NAVE - Núcleo Avançado em Educação)

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Tijuca

Cabe ao técnico em multimídia desenvolver a comunicação visual em meios eletrônicos, organizar e preparar arquivos digitais que podem compor telas para sistemas de comunicação para diferentes finalidades. Aplicar técnicas de tratamento de imagens estáticas e em movimento que complementam estruturas de navegação em mídias digitais. Executa atualização de sites, portais e páginas de web em língua estrangeira: português e espanhol.

CE JOSE LEITE LOPES

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Programação de Jogos Digitais

(Projeto NAVE - Núcleo Avançado em Educação)

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Tijuca

O técnico em programação de jogos digitais compõe equipes multidisciplinares na construção dos jogos digitais. Utiliza técnicas e programas de computadores especializados de tratamento de imagens e sons. Desenvolve recursos, ambientes, objetos e modelos a ser utilizados nos jogos digitais. Implementa recursos que possibilitem a interatividade dos jogadores com o programa de computador. Integra os diversos recursos na construção do jogo.

CE COMENDADOR VALENTIM DOS SANTOS DINIZ

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Panificação

(Projeto NATA - Núcleo Avançado em Tecnologia de Alimentos)

Município: São Gonçalo – Bairro: Colubandê

Cabe ao técnico em panificação, produzir pães, massas, pizzas e salgados, de maneira artesanal ou de forma industrializada, para consumo imediato ou vendas em centros de compras. Organiza a área de trabalho e matéria-prima nas produções de padaria. Executa práticas de manipulação de alimentos. Opera equipamentos e maquinário. Apoia o controle de estoque, custos e consumo.

CE ERICH WALTER HEINE

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Administração

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Santa Cruz

Cabe ao técnico em administração, executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte as operações organizacionais.

CE INFANTE DOM HENRIQUE

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Hospedagem

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Copacabana

O Técnico em Hospedagem atua na recepção e governança em meios de hospedagem. Executa atividades operacionais de recepção e atendimento a clientes, serviços de andares, comercialização e marketing de produtos turísticos, além da realização de reservas. Orientando suas ações pelos critérios de qualidade na prestação de serviços, presta suporte ao hóspede durante sua estada valorizando as características culturais, históricas e ambientais do local de sua atuação.

CE DOM PEDRO II

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Produção de Áudio e Vídeo

Município: Petrópolis – Bairro: Centro

O Técnico de Produção de Áudio e Vídeo colabora na captação de imagem e som, na ambientação, na operação de equipamentos, por meio de recursos, linguagem e tecnologia dentro dos padrões técnicos dos diferentes meios de comunicação. Colabora na investigação e utilização de novas tecnologias relacionadas com linguagem, tratamento acústico e de imagem, luminosidade, animação. Prepara material audiovisual e elabora fichas técnicas, mapas de programação, distribuição, veiculação dos produtos e serviços de comunicação.

CE DOM PEDRO II

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Química

Município: Petrópolis – Bairro: Centro

O curso tem por objetivo a formação de técnicos em química capazes de atuar no planejamento, coordenação, operação e controle dos processos industriais e equipamentos nos processos produtivos. O técnico em química planeja e coordena os processos laboratoriais. Realiza amostragens, análises químicas, físico-químicas e microbiológicas. Realiza vendas e assistência técnica na aplicação de equipamentos e produtos químicos. Participa no desenvolvimento de produtos e validação de métodos. Atua com responsabilidade ambiental e em conformidade com as normas técnicas, as normas de qualidade e de boas práticas de manufatura e de segurança.

CIE MIECIMO DA SILVA

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Administração

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Campo Grande

Cabe ao técnico em administração, executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais.

CIE MIECIMO DA SILVA

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Informática

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Campo Grande

Cabe ao técnico em informática, desenvolver programas de computador, seguindo especificidades e paradigmas da lógica de programação e das linguagens de programação. Utiliza ambientes de desenvolvimento de sistemas, sistemas operacionais e banco de dados. Realiza testes de programas de computador, mantendo registros que possibilitem análises e refinamento dos resultados. Executa manutenção de programas de computadores implantados.

CIE MIECIMO DA SILVA

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Edificações

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Campo Grande

O técnico em edificações desenvolve e executa projetos de edificações conforme normas técnicas de segurança e de acordo com a legislação específica. Planeja a execução e elabora orçamento de obras. Presta assistência técnica no estudo e desenvolvimento de projetos e pesquisas tecnológicas na área de edificações. Orienta e coordena a execução de serviços de manutenção de equipamentos e de instalações em edificações. Orienta na assistência técnica para a compra, venda e utilização de produtos e equipamentos especializados.

CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA REI ALBERTO I

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Administração

Município: Nova Friburgo – Bairro: Baixada das Salinas

Cabe ao Técnico em Administração executar as funções de apoio administrativo: protocolo e arquivo, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques. Opera sistemas de informações gerenciais de pessoal e material. Utiliza ferramentas da informática básica, como suporte às operações organizacionais. O curso é destinado à administração de propriedades agrícolas e desenvolve a educação do jovem do campo adaptada à realidade das famílias rurais. Utilizando a Pedagogia da Alternância, garante a participação da família no processo formativo do jovem e a sua inclusão no meio profissional.

CENTRO FAMILIAR DE FORMAÇÃO POR ALTERNÂNCIA COLÉGIO ESTADUAL AGRÍCOLA REI ALBERTO I

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária

Município: Nova Friburgo – Bairro: Baixada das Salinas

O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamento tópicos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

CEI AGROECOLÓGICO BARÃO DE LANGSDORFF

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária

Município: Magé – Bairro: Fazenda Conceição de Suruí

O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamento tópicos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

CE AGRÍCOLA PROFESSOR LUIZ PAULO RODRIGUES

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária

Município: Itaperuna – Bairro: Cidade Nova

O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamento tópicos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

CIA JOSÉ FRANCISCO LIPPI

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária

Município: Teresópolis – Bairro: Venda Nova

O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamento tópicos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

CIA MONSENHOR TOMÁS TEJERINA DE PRADO

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária

Município: Valença – Bairro: Chacrinha

O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamento tópicos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

CE RIBEIRO DE AVELAR

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Agropecuária

Município: Paty de Alferes – Bairro: Avelar

O Técnico em Agropecuária planeja, executa, acompanha e fiscaliza todas as fases dos projetos agropecuários e administra propriedades rurais. Elabora, aplica e monitora programas preventivos de sanitização na produção animal, vegetal e agroindustrial. Fiscaliza produtos de origem vegetal, animal e agroindustrial. Realiza medição, demarcação e levantamento tópicos rurais. Atua em programas de assistência técnica, extensão rural e pesquisa.

CE HEBE CAMARGO

Ensino Médio Itinerário Integrado Técnico em Telecomunicações

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Pedra de Guaratiba

O Ensino Médio Integrado à Educação Profissional com habilitação em Técnico em Telecomunicações tem por objetivo formar profissionais técnicos de nível médio aptos para o exercício de atividades técnicas na área de Telecomunicações que sejam autônomos e críticos, aptos a exercerem sua cidadania, de forma integral, tanto na vida social como na vida profissional; bem como resolver problemas com consciência cidadã e espírito de colaboração e trabalho em equipe com conhecimento e respeito às normas de segurança e preservação ambiental.


UNIDADES DE ENSINO MÉDIO NO MODELO ARTICULADO

Trata-se de um modelo que prioriza o Planejamento Integrado, articulando a Base Nacional Comum e a Educação Profissional. O curso é ofertado em horário integral, conjugando-se os componentes curriculares da Base Nacional Comum e os componentes curriculares do Curso Profissional Técnico, podendo ter a carga horária técnica distribuída ao longo de dois ou três anos, conforme proposta pedagógica.

CE AMARO CAVALCANTI

Ensino Médio Itinerário Articulado Técnico em Portos

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Catete

O curso forma um profissional capaz de controlar, programar e coordenar operações de transporte em geral; supervisionar operações de embarque, transbordo e desembarque de cargas e o agenciamento de embarcações; encaminhar procedimentos de importação e exportação; elaborar documentação necessária ao desembargo de cargas; prestar atendimento aos clientes; e controlar recursos financeiros e insumos. Tais profissionais de nível técnico, não embarcadiços, poderão desenvolver atividades laborais nas operações portuárias.

CE INFANTE DOM HENRIQUE

Ensino Médio Itinerário Articulado Técnico em Transporte Aquaviário

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Copacabana

O curso forma um profissional que opera, coordena e fiscaliza o transporte aquaviário de pessoas e de cargas. Opera movimentação em terminal, logística e navegação. Coordena e fiscaliza atividades de prestação de serviços de transporte aquaviário. Tais profissionais poderão atuar em empresas de navegação, cabotagem, apoio portuário, apoio portuário/dragagem, apoio marítimo, empresas de transporte fluvial de passageiros, veículos e cargas, agências marítimas, agências de navegação, e órgãos reguladores.

CIEP 493 PROFESSORA ANTONIETA SALINAS DE CASTRO

Ensino Médio Itinerário Articulado Técnico em Eletrotécnica

Município: Barra Mansa – Bairro: Vista Alegre

O curso forma um profissional que projeta, instala, opera e mantém elementos do sistema elétrico de potência. Elabora e desenvolve projetos de instalações elétricas industriais, prediais e residenciais e de infraestrutura para sistemas de telecomunicações em edificações. Planeja e executa instalação e manutenção de equipamentos e instalações elétricas. Aplica medidas para o uso eficiente da energia elétrica e de fontes energéticas alternativas. Projeta e instala sistemas de acionamentos elétricos e sistemas de automação industrial. Executa procedimentos de controle de qualidade e gestão. Tais profissionais poderão atuar em Empresas de geração, transmissão e distribuição de energia elétrica; Empresas que atuam na instalação, manutenção, comercialização e utilização de equipamentos e sistemas elétricos; Grupos de pesquisa que desenvolvam projetos na área de sistemas elétricos; Laboratórios de controle de qualidade, calibração e manutenção; Indústrias de fabricação de máquinas, componentes e equipamentos elétricos; Concessionárias e prestadores de serviços de telecomunicações; e Indústrias de transformação e extrativa em geral.


ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO INTEGRADO - TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, ARTE E ESPORTE

Trata-se de um modelo que prioriza o Planejamento Integrado, articulando a Base Nacional Comum e a Educação Profissional. O curso é ofertado em horário integral, conjugando-se os componentes curriculares da Base Nacional Comum e os componentes curriculares do Curso Profissional Técnico, podendo ter a carga horária técnica distribuída ao longo de dois ou três anos, conforme proposta pedagógica.

CIEP 253 GUIMARAES ROSA

Município: Araruama – Bairro: Praça da Bandeira

CIEP 193 WILSON MENDES

Município: Cabo Frio – Bairro: Jacaré

CIEP 457 DOUTOR JOSE ELIAS MELLO DOS SANTOS

Município: Iguaba Grande – Bairro: Centro

CIEP 262 CURVELINA DIAS CURVELLO

Município: São Pedro da Aldeia – Bairro: Porto do Carro

CIEP 372 PAULO LEMINSKY

Município: Saquarema – Bairro: Barra Nova

CIEP 310 PROFESSORA ALICE AIEX

Município: Barra do Piraí – Bairro: Parque São Joaquim

CIEP 167 JARDIM PARAISO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Guandú

CIEP 394 CANDIDO AUGUSTO RIBEIRO NETO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Estrada da Palhada

CIEP 196 SÃO TEODORO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Boa Esperança

CIEP 333 CACILDA BECKER

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Miguel Couto

CIEP 335 PROFESSOR JOAQUIM DE FREITAS

Município: Queimados – Bairro: Jardim São Miguel

CIEP 424 PEDRO AMORIM

Município: Itaboraí – Bairro: Visconde de Itaboraí

CIEP 306 DEPUTADO DAVID QUINDERE

Município: São Gonçalo – Bairro: Jardim Catarina

CIEP 052 PROFESSORA ROMANDA GOUVEIA GONCALVES

Município: São Gonçalo – Bairro: Boa Vista

CIEP 410 PATRICIA GALVAO PAGU

Município: São Gonçalo – Bairro: Santa Isabel

CIEP 050 PABLO NERUDA

Município: São Gonçalo – Bairro: Laranjal

CIEP 412 DOUTOR ZERBINI

Município: São Gonçalo – Bairro: Colubandê

CIEP 173 RAINHA NZINGA ANGOLA

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Acari

CIEP 195 ANIBAL MACHADO

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Anchieta

CIEP 418 ANTONIO CARLOS BERNARDES - MUSSUM

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Ricardo de Albuquerque

CIEP 498 IRMÃ DULCE

Município: Itaguaí – Bairro: Chaperó

CIEP 156 DOUTOR ALBERTO SABIN

Município: Seropédica – Bairro: Dom Bosco

CIEP 098 PROFESSOR HILDA DO CARMO SIQUEIRA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Vila São Luís

CIEP 199 GP CHARLES CHAPLIN

Município: Duque de Caxias – Bairro: Jardim Gramacho

CIEP 176 CHICO MENDES

Município: Duque de Caxias – Bairro: Capivari

CIEP 178 JOAO SALDANHA

Município: Belford Roxo – Bairro: Sargento Rocalli

CIEP 037 ERNESTO GUEVARA

Município: Belford Roxo – Bairro: Jardim Bom Pastor

CIEP 116 VILA MAIA

Município: Belford Roxo – Bairro: Nova Aurora

CE POETA MARIO QUINTANA

Município: Mesquita – Bairro: Chatuba

CIEP 016 PROFESSORA LUCILENE DE SOUZA PECLAT

Município: São João de Meriti – Bairro: Parque Novo Rio

CIEP 030 MARINHEIRO JOAO CANDIDO

Município: São João de Meriti – Bairro: Grande Rio

CIEP 419 BENIGNO BAIRRAL

Município: Aperibé – Bairro: Palmeiras

CIEP 141 VEREADOR SAID TANUS JOSE

Município: Italva – Bairro: São Caetano

CIEP 267 MARIA APARECIDA LIMA SOUTO TOSTES

Município: Miracema – Bairro: Vila José de Carvalho

CIEP 468 OLGA THURLER MENDONCA DA FONSECA

Município: Natividade – Bairro: Morada do Engenho

CIEP 057 DOUTOR NILO PECANHA

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Lapa

CIEP 466 NINA ARUEIRA

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Penha

CIEP 463 JOAO BORGES BARRETO

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Ururaí

CIEP 417 JOSE DO PATROCINIO

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Parque São Jorge

CIEP 464 ADMAR FERREIRA DE MEDEIROS

Município: Cardoso Moreira – Bairro: Cachoeiro

CIEP 441 MANE GARRINCHA

Município: Magé – Bairro: Pau Grande

CIEP 281 GABRIELA MISTRAL

Município: Petrópolis – Bairro: Posse

CIEP 140 MARIO CESAR GOMES DA SILVA

Município: Cachoeira de Macacu – Bairro: Centro

CIEP 353 BROCHADO DA ROCHA

Município: Cachoeira de Macacu – Bairro: Papucaia

CIEP 277 JOAO NICOLAO FILHO - JANJAO

Município: Cantagalo – Bairro: Triângulo

CIEP 480 PROFESSOR LUIZ CARLOS VERONESE

Município: Nova Friburgo – Bairro: Conselheiro Paulino

CIEP 486 PROFESSOR LUIZ VALLEJO

Município: Barra Mansa – Bairro: Bocaininha

CIEP 299 JIULIO CARUSO

Município: Volta Redonda – Bairro: Santo Agostinho

CIEP BRIZOLÃO 484 GP TONINHO MARQUES

Município: Volta Redonda – Bairro: Belmonte



ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO INTEGRADO – CÍVICO-MILITAR

O Itinerário Integrado Cívico Militar tem como premissa o fomento dos valores e princípios militares, baseados na disciplina, hierarquia, respeito mútuo, cooperação, civismo e princípios éticos. A proposta pedagógica será complementada por atividades diferenciadas. Tendo como filosofia educacional uma ação pragmática, holística dialética e interdisciplinar, garantindo uma formação cultural, favorecendo e incentivando o desenvolvimento de conhecimento, habilidades e atitudes saudáveis, sobretudo, à prática de exercício esportivo, como também preceitos de solidariedade e justiça.

O currículo traz como preceito fundamental desenvolver competências que levem os estudantes à observância das leis, regulamentos, normas, disposições de forma geral, da vida saudável, traduzindo-se pelo perfeito cumprimento do dever por parte de todos.

CE SGT PM ANTÔNIO CARLOS OLIVEIRA DE MOURA

Município: Araruama – Bairro: Praia do Hospício

CE JOAQUIM VITAL VIEIRA

Município: Areal – Bairro: Fazenda Velha

CE 1º SGT BM LUIZ CARLOS GONÇALVES FISCHER

Município: Carmo – Bairro: Ilha dos Pombos

CE 2º TEN. BM SÉRGIO RODRIGUES DA SILVA

Município: Cordeiro – Bairro: Centro

CE NOVA CAMPINA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Nova Campina

CE PROFESSORA SÔNIA DO AMARAL TORRES

Município: Miracema – Bairro: Jardim Beverly

CE ANÍBAL BENÉVOLO

Município: Resende – Bairro: Monte Castelo

CE CB PM RAPHAEL DE OLIVEIRA MONTEIRO

Município: Rio Bonito – Bairro: Cidade Nova

CE SUBTEN. PM CLÁUDIO HENTZY FERREIRA

Município: Santo Antônio de Pádua – Bairro: São Félix

CE CEL PM MARCUS JARDIM

Município: São Gonçalo – Bairro: Alcântara

CE SUBTEN. PM MARCO ANTÔNIO GRIPP

Município: São Gonçalo – Bairro: Galo Branco

CE CB BM FLÁVIO UANDERSON RODRIGUES DE FREITAS

Município: Três Rios – Bairro: Morro da CTB


ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO INTEGRADO - EMPREENDEDORISMO

A modalidade de ensino estabelece um percurso formativo integrador, em que o estudante é levado a agir de forma empreendedora para intervir nas situações da escola, da comunidade e da sociedade; “colocar a mão na massa” colaborativamente a favor do bem comum; provocar impacto positivo na vida de muitas pessoas – inclusive, na própria vida –, aprendendo atitudes estratégicas e desenvolvendo competências cognitivas e socioemocionais; conectar-se a uma rede de contatos e de diálogo com profissionais que atuam no mundo do trabalho.

Além disso, neste Itinerário serão desenvolvidas competências que ajudarão na tomada de decisões conscientes e acertadas sobre finanças e consumo com um olhar empreendedor.


CE HERBERT DE SOUZA

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Rio Comprido

CE CHICO ANYSIO

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Andaraí

CE MONTEIRO DE CARVALHO

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Santa Teresa

CE PROFESSOR ANTÔNIO MARIA TEIXEIRA FILHO

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Leblon

CE PROFESSOR JOÃO BORGES DE MORAES

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Maré

CIEP 323 MARIA WERNECK DE CASTRO

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Irajá

CIEP 432 ALBERTO CAVALCANTI

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Inhoaíba

CE JORGE ZARUR

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Bangu

CE MONSENHOR MIGUEL DE SANTA MARIA MOCHON

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Padre Miguel


CE JORNALISTA RODOLFO FERNANDES

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Pavuna

CE BRIGADEIRO CASTRIOTO

Município: Niterói – Bairro: São Lourenço

CE AURELINO LEAL

Município: Niterói – Bairro: Ingá

CE GUILHERME BRIGGS

Município: Niterói – Bairro: Santa Rosa

CE PROFESSORA ALCINA RODRIGUES LIMA

Município: Niterói – Bairro: Itaipu

CIEP 240 PROFESSOR HAROLDO TEIXEIRA VALLADÃO

Município: São Gonçalo – Bairro: Almerinda

CE MINISTRO JOSÉ DE MOURA E SILVA

Município: São Gonçalo – Bairro: Rocha

CE PADRE MANUEL DA NOBREGA

Município: São Gonçalo – Bairro: Brasilândia

CIEP 439 LUIZ GONZAGA JUNIOR - GONZAGUINHA

Município: São Gonçalo – Bairro: Luiz Caçador

CE SANTOS DIAS

Município: São Gonçalo – Bairro: Neves

CE DORVAL FERREIRA DA CUNHA

Município: São Gonçalo – Bairro: Rio do Ouro

CE SAO SEBASTIÃO

Município: Silva Jardim – Bairro: Silva Cunha

CIEP 129 JOSÉ MARIA NANCI

Município: Itaboraí – Bairro: Venda das Pedras

CIEP 424 PEDRO AMORIM

Município: Itaboraí – Bairro: Visconde de Itaboraí

CIEP 426 EDUARDO RIBEIRO DE CARVALHO

Município: Itaboraí – Bairro: Quissamã

CE BARAO DO RIO BRANCO

Município: Rio Bonito – Bairro: Centro

CE ANTONIO LOPES DE CAMPOS FILHO

Município: Rio Bonito – Bairro: Centro

CE ELISIÁRIO MATTA

Município: Maricá – Bairro: Centro

CE PROFESSORA CACILDA SILVA

Município: Maricá – Bairro: Itapeba

CIEP 252 JOÃO BAPTISTA CAFFARO

Município: Tanguá – Bairro: Centro

CE CORTUME CARIOCA

Município: Guapimirim – Bairro: Iconha

CIEP 127 FREI ACURSIO ALOISIO GONZAGA BOLWER

Município: Magé – Bairro: Maurimarcia

CIEP 031 LÍRIO DO LAGUNA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Laguna e Dourados

CIEP 208 ALCEU AMOROSO LIMA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Jardim Primavera

CIEP 226 PORTO DA ESTRELA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Parque Estrela

CE PARADA ANGÉLICA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Parada Angélica

CIEP 098 PROFESSOR HILDA DO CARMO SIQUEIRA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Vila São Luís

CIEP 340 PROFESSOR LAIS MARTINS

Município: Duque de Caxias – Bairro: Figueira

CIEP 218 MINISTRO HERMES LIMA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Jardim Gramacho

CIEP 200 PROFESSOR TERLI FIORAVANTE DA ROCHA

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Boa Esperança

CIEP 324 MAHATMA GANDHI

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Ipiranga

CIEP 356 AUGUSTO RUSCHI

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Paraíso

CIEP 317 AURÉLIO BUARQUE DE HOLANDA

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Dona Deli

CIEP 383 MÁXIMO GORKI

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Marapicu

CIEP 168 HILDA SILVEIRA RODRIGUES

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Cabuçu

CIEP 021 GENERAL OSÓRIO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Botafogo

CIEP 352 SENADOR SEVERO GOMES

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Santa Rita

CIEP 358 ALBERTO PASQUALINI

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Canaã

CIEP 113 PROFESSOR WALDICK PEREIRA

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Ouro Fino

CE JOAQUIM LEITÃO

Município: Magé – Bairro: Santo Aleixo


CE VISCONDE DE SEPETIBA

Município: Magé – Bairro: Centro

CIEP 500 ANTONIO BOTELHO

Município: Paracambi – Bairro: BNH

CIEP 152 GARRINCHA ALEGRIA DO POVO

Município: Paracambi – Bairro: Lages

CE MARECHAL ZENÓBIO DA COSTA

Município: Nilópolis – Bairro: Olinda

CE POETA MARIO QUINTANA

Município: Mesquita – Bairro: Chatuba

CE PRESIDENTE CASTELO BRANCO

Município: Mesquita – Bairro: Juscelino

CE JOAQUIM DE ALMEIDA FLORES

Município: Nilópolis – Bairro: Paiol

CE PRESIDENTE KENNEDY

Município: Belford Roxo – Bairro: Vila Medeiros

CE DOM BOSCO

Município: Queimados – Bairro: Val Dariosa

CIEP 135 AFONSO HENRIQUES LIMA BARRETO

Município: São João de Meriti – Bairro: Parque José Bonifácio

CIEP 397 PAULO PONTES

Município: São João de Meriti – Bairro: Éden

CIEP 398 MARIO LIMA

Município: São João de Meriti – Bairro: Grande Rio

CIEP 139 MANUEL BANDEIRA

Município: São João de Meriti – Bairro: Tomazinho


CE BARÃO DE TEFÉ

Município: Seropédica – Bairro: Dom Bosco


CE ARMANDO DIAS

Município: Japeri – Bairro: Nova Belém

CIEP 207 GILSON AMADO

Município: Japeri – Bairro: Engenheiro Pedreira

CIEP 498 IRMÃ DULCE

Município: Itaguaí – Bairro: Chaperó

CIEP 329 JUAN MARTINHO CARRASCO

Município: Itaguaí – Bairro: Brisamar

CE PRESIDENTE ROOSEVELT

Município: Volta Redonda – Bairro: Conforto


CIEP 053 DOUTOR NELSON DOS SANTOS GONÇALVES

Município: Volta Redonda – Bairro: Volta Grande


CIEP 484 TONINHO MARQUES

Município: Volta Redonda – Bairro: Belmonte

CIEP 295 PROFESSORA GLORIA ROUSSIM GUEDES PINTO

Município: Volta Redonda – Bairro: Retiro

CE BRASÍLIA

Município: Volta Redonda – Bairro: Vila Brasília

CE IRACEMA LEITE NADER

Município: Barra Mansa – Bairro: Vila Nova


CE SÃO PEDRO

Município: Barra Mansa – Bairro: São Pedro


CIEP 292 PROFESSORA JANDIRA REIS DE OLIVEIRA

Município: Barra Mansa – Bairro: Ano Bom

CIEP 493 PROFESSORA ANTONIETA SALINAS DE CASTRO

Município: Barra Mansa – Bairro: Vista Alegre

CE REPUBLICA ITALIANA

Município: Porto Real – Bairro: Centro

CE JOSÉ FONSECA

Município: Valença – Bairro: Centro

CE ALMIRANTE RODRIGUES SILVA

Município: Valença – Bairro: Fátima

CIEP 298 MANUEL DUARTE

Município: Rio das Flores – Bairro: Centro


CIEP 310 PROFESSORA ALICE AIEX

Município: Barra do Piraí – Bairro: Parque São Joaquim

CIEP 291 DOM MARTINHO SCHLUDE

Município: Pinheiral – Bairro: Centro

CE ANTONINA RAMOS FREIRE

Município: Resende – Bairro: Alegria

CE OCTAVIO TEIXEIRA CAMPOS

Município: Piraí – Bairro: Centro

CIEP 488 EZEQUIEL FREIRE

Município: Itatiaia – Bairro: Jardim Itatiaia

CIEP 296 PRESIDENTE BENES

Município: Rio Claro – Bairro: Lídice

CIEP 148 PROFESSOR CARLOS ÉLIO VOGAS DA SILVA

Município: Araruama – Bairro: Parque Maturana


CIEP 384 GONÇALVES DIAS

Município: Araruama – Bairro: São Vicente de Paulo

CE MIGUEL COUTO

Município: Cabo Frio – Bairro: Centro

CIEP 262 CURVELINA DIAS CURVELLO

Município: São Pedro da Aldeia – Bairro: Porto do Carro

CIEP 146 PROFESSOR CORDELINO TEIXEIRA PAULO

Município: São Pedro da Aldeia – Bairro: Estação

CIEP 258 ASTROGILDO PEREIRA

Município: Saquarema – Bairro: Bacaxá


CIEP 457 DOUTOR JOSÉ ELIAS MELLO DOS SANTOS

Município: Iguaba Grande – Bairro: Centro

CE ALMIRANTE FREDERICO VILLAR

Município: Arraial do Cabo – Bairro: Praia dos Anjos

CE CASIMIRO DE ABREU

Município: Casimiro de Abreu – Bairro: Centro

CE BENTA PEREIRA

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Jardim Carioca

CE NELSON PEREIRA REBEL

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Travessão

CE DOUTOR FELIX MIRANDA

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Parque Guarus

CE JOSE DO PATROCINIO

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Parque Leopoldina

CE JOSE FRANCISCO SALES

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: IPS

CE THEOTONIO FERREIRA DE ARAUJO

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Morro do Coco

CE ALBERTO TORRES

Município: São João da Barra – Bairro: Centro

CIEP 393 PREFEITO CARLOS EMIR MUSSI

Município: Macaé – Bairro: Aroeira


CE BALTAZAR CARNEIRO

Município: Cardoso Moreira – Bairro: Centro


CE DE SÃO FIDÉLIS

Município: São Fidélis – Bairro: Centro


CIEP 470 CELSO MARTINS CORDEIRO

Município: São Francisco de Itabapoana – Bairro: Centro

CIEP 271 JOSE BONIFÁCIO TASSARA

Município: Conceição de Macabu – Bairro: Garapa


CE THOMAZ GOMES

Município: Carapebus – Bairro: Centro


CIEP 141 VEREADOR SAID TANUS JOSÉ

Município: Italva – Bairro: São Caetano

CE CHEQUER JORGE

Município: Itaperuna – Bairro: Vinhosa

CE DEZ DE MAIO

Município: Itaperuna – Bairro: Centro

CE MARIA LENY VIEIRA FERREIRA SILVA

Município: São José de Ubá – Bairro: Centro

CE DEODATO LINHARES

Município: Miracema – Bairro: Centro

CIEP 343 PROFESSORA EMILIA DINIZ LIGIERO

Município: Laje do Muriaé – Bairro: Pindoba

CE EUCLIDES FELICIANO TARDIN

Município: Bom Jesus de Itabapoana – Bairro: Centro

CE JOSÉ DE LANNES DANTAS BRANDÃO

Município: Porciúncula – Bairro: Boa Vista

CIEP 468 OLGA THURLER MENDONCA DA FONSECA

Município: Natividade – Bairro: Morada do Engenho

CIEP DOUTOR MIGUEL COUTO FILHO

Município: Varre-Sai – Bairro: Centro

CIEP 276 ERNESTO PAIVA

Município: Cambuci – Bairro: Guarani

CIEP 419 BENIGNO BAIRRAL

Município: Aperibé – Bairro: Palmeiras

CIEP 275 LENINE CORTES FALANTE

Município: Itaocara – Bairro: Caxias

CE ALMIRANTE BARÃO DE TEFFÉ

Município: Santo Antônio de Pádua – Bairro: Centro

CE ROBERTO COELHO PEDROSO

Município: Três Rios – Bairro: Cantagalo


CE MOACYR PADILHA

Município: Três Rios – Bairro: Vila Isabel

CE CORONEL ANTÔNIO PECANHA

Município: Comendador Levy Gasparian – Bairro: Centro


CE DOUTOR ANTÔNIO FERNANDES

Município: Miguel Pereira – Bairro: Centro

CE DOUTOR JOÃO NERY

Município: Mendes – Bairro: Humberto Antunes


CE EDMUNDO PERALTA BERNARDES

Município: Paty dos Alferes – Bairro: Centro

CE MARIA ZULMIRA TORRES

Município: Paraíba do Sul – Bairro: Centro

CIEP 297 PADRE SALESIA SCHIMID

Município: Vassouras – Bairro: Centro

CE MARIANO PROCOPIO

Município: Areal – Bairro: Centro

CIEP 285 LUIZ JOSE DAFLON GOMES

Município: Sapucaia – Bairro: Jamapara

CIEP 137 CECILIA MEIRELES

Município: Petrópolis – Bairro: Corrêas

CIEP 281 GABRIELA MISTRAL

Município: Petrópolis – Bairro: Posse

CE ARARAS

Município: Petrópolis – Bairro: Cascatinha

CIEP 280 PROFESSOR VASCO FERNANDES DA SILVA PORTO

Município: Carmo – Bairro: Ulisses Lengruber


CIEP 274 MARIA AMELIA DAFLON FERRO

Município: São Sebastião do Alto – Bairro: Santa Irene

CE PRESIDENTE BERNARDES

Município: Teresópolis – Bairro: São Pedro

CIEP 322 MOZART CUNHA GUIMARÂES

Município: Bom Jardim – Bairro: São Miguel

CE MARIA ZULMIRA TORRES

Município: Cantagalo – Bairro: Centro

CE SOL NASCENTE

Município: Cachoeira de Macacu – Bairro: Papucaia

CIEP 145 DOUTOR OSWALDO CRUZ

Município: Cordeiro – Bairro: Centro

CE ALMIRANTE PROTOGENES

Município: Duas Barras – Bairro: Centro

CE DOUTOR GALDINO DO VALLE FILHO

Município: Nova Friburgo – Bairro: Centro

CE BARÃO DE SANTA MARIA MADALENA

Município: Santa Maria Madalena – Bairro: Centro

CIEP 283 MARIA AMELIA PACHECO

Município: Sumidouro – Bairro: Duas Irmãs

CIEP 279 PROFESSORA GUIOMAR GONCALVES NEVES

Município: Trajano de Moraes – Bairro: Centro

CE DOUTOR ARTUR VARGAS

Município: Angra dos Reis – Bairro: Centro

CIEP 055 JOAO GREGORIO GALINDO

Município: Angra dos Reis – Bairro: Areal

CIEP 999 DOM PEDRO DE ALCÂNTARA BRAGANÇA - PRIMEIRO IMPERADOR DO BRASIL

Município: Paraty – Bairro: Ponta Nova

CE JOAO PAULO II

Município: Mangaratiba – Bairro: Praia do Saco

CE MIGUEL COUTO

Município: Cabo Frio – Bairro: Centro

CE CÍRCULO OPERÁRIO

Município: Duque de Caxias – Bairro: Xerém

CE JORNALISTA MAURÍCIO AZEDO

Município: Rio de Janeiro – Bairro: Caju

CE LIONS CLUBE DE ITAPERUNA

Município: Itaperuna – Bairro: Presidente Costa e Silva

CE MANOEL RODRIGUES DE BARROS

Município: Miracema – Bairro: Paraíso do Tobias

CE NICOLAO BASTOS FILHO

Município: Itaperuna – Bairro: Comendador Venâncio


ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO INTEGRADO - INOVADOR

Esta modalidade de ensino incorpora componentes curriculares que fortalecem a dimensão não cognitiva da aprendizagem da Matemática e suas Tecnologias, das Ciências da Natureza e suas Tecnologias, das Linguagens e suas Tecnologias e das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, além de oferecer espaços curriculares para o desenvolvimento de Projeto de Vida e de Intervenção e Pesquisa.

O currículo do Itinerário Integrado Inovador tem como foco o eixo trabalho-ciência-tecnologia-cultura e agrega as áreas de conhecimento, sendo capaz de atribuir novos sentidos à escola, dinamizar as possibilidades oferecidas aos jovens estudantes e ressignificar os saberes e experiências.



CE PRAIA DO SIQUEIRA

Cabo Frio

CIEP 331 LYSIA BERNARDES

Cabo Frio

CIEP 357 JOSE DE DOME

Cabo Frio

CIEP 391 PROFESSOR ROBSON MENDONCA LOU

Maricá

CE BALTAZAR BERNARDINO

Niterói

CE CONSELHEIRO MACEDO SOARES

Niterói

CE JOAQUIM TAVORA

Niterói

CE LEOPOLDO FROES

Niterói

CE MACHADO DE ASSIS

Niterói

CE PINTO LIMA

Niterói

CIEP 307 DJANIRA

Niterói

CE BERNARDINO DA COSTA LOPES

Rio Bonito

CIEP 272 GABRIEL JOAQUIM DOS SANTOS

São Pedro Da Aldeia

CIEP 286 MURILO PORTUGAL

Barra do Piraí

CE PROFESSOR ARAGAO GOMES

Mendes

CE MONSENHOR FRANCISCO

Paraíba do Sul

CE DOUTOR OSWALDO TERRA

Valença

CE PADRE SEBASTIAO DA SILVA PEREIRA

Valença

CE ALFREDO NEVES

Nova Iguaçu

CE CAPITÃO JOAQUIM QUARESMA DE OLIVEIRA

Nova Iguaçu

CE JARDIM ALVORADA

Nova Iguaçu

CE MARECHAL JUAREZ TAVORA

Nova Iguaçu

CE MARIA EMÍLIA AMARAL FONTOURA

Nova Iguaçu

CE NATIVIDADE PATRICIO ANTUNES

Nova Iguaçu

CE PROFESSORA MARIA HELENA AMARAL ALARCÃO

Nova Iguaçu

CE PROFESSORA MARIA JOSE RAUNHEITTI DUCCINI

Nova Iguaçu

CE SÃO FRANCISCO DE PAULA

Nova Iguaçu

CE YONNE MARIA SIQUEIRA DE ANDRADE

Nova Iguaçu

CIEP 166 ABILIO AUGUSTO TAVORA

Nova Iguaçu

CIEP 172 NELSON RODRIGUES

Nova Iguaçu

CIEP 188 MARIANO FLOR CAVALCANTE

Nova Iguaçu

CIEP 359 CHARLES PERRAULT

Nova Iguaçu

CIEP 365 ASA BRANCA

Nova Iguaçu

CIEP 390 CHAO DE ESTRELAS

Nova Iguaçu

CIEP 395 LUIZ HENRIQUE REZENDE NOVAES

Nova Iguaçu

CE SAO JOAO

Queimados

CIEP 344 ADONIRAN BARBOSA

Queimados

CIEP 346 BELARMINO ALFREDO DOS SANTOS

Queimados

CE FRANCESCA CAREY

Itaboraí

CIEP 453 DOUTOR MILTON RODRIGUES ROCHA

Itaboraí

CE DOUTOR ADINO XAVIER

São Gonçalo

CE FREDERICO AZEVEDO

São Gonçalo

CE ISMAEL BRANCO

São Gonçalo

CIEP 246 PROFESSORA ADALGISA CABRAL DE FARIA

São Gonçalo

CIEP 309 ZUZU ANGEL

São Gonçalo

CIEP 421 DEPUTADA CRISTINA TAVARES

São Gonçalo

CIEP 430 CARLOS MARIGHELLA

São Gonçalo

CAIC THEOPHILO DE SOUZA PINTO

Rio de Janeiro

CE PROFESSOR HORACIO MACEDO

Rio de Janeiro

CE PROFESSORA DIUMA MADEIRA SALLES DE SOUZA

Rio de Janeiro

CIEP 092 FEDERICO FELLINI

Rio de Janeiro

CE PIRANEMA

Itaguaí

CE PROFESSORA ELIANA DE ALMEIDA SANTOS

Itaguaí

CE PROFESSORA MARIA IZABEL DO COUTO BRANDAO

Itaguaí

CAIC NACOES UNIDAS

Rio de Janeiro

CIEP 312 RAUL RYFF

Rio de Janeiro

CE ALEMY TAVARES DA SILVA

Duque de Caxias

CE GUADALAJARA

Duque de Caxias

CE HELIO RANGEL

Duque de Caxias

CE MONTEIRO LOBATO

Duque de Caxias

CE ZUMBI DOS PALMARES

Duque de Caxias

CIEP 032 CORA CORALINA

Duque de Caxias

CIEP 087 CLEMENTINA DE JESUS

Duque de Caxias

CIEP 131 PROFESSORA ARMANDA ALVARO ALBERTO

Duque de Caxias

CIEP 171 JOSE AMERICO PESSANHA

Duque de Caxias

CIEP 198 PROFESSORA ROZA FERREIRA DE MATTOS

Duque de Caxias

CIEP 201 AARAO STEINBRUCH

Duque de Caxias

CIEP 228 DARCY VARGAS

Duque de Caxias

CIEP 229 CANDIDO PORTINARI

Duque de Caxias

CIEP 348 EUGENIA MOREYRA

Duque de Caxias

CIEP 404 CLARICE LISPECTOR

Duque de Caxias

CIEP 434 PROFESSORA MARIA JOSE MACHADO

Duque de Caxias

CIEP 303 AYRTON SENNA DA SILVA

Rio de Janeiro

CE BOM PASTOR

Belford Roxo

CE VARZEA DA ALEGRIA

Belford Roxo

CIEP 197 MINISTRO MARCOS DE BARROS FREIRE

Belford Roxo

CIEP 210 MARIO ALVES DE SOUZA VIEIRA

Belford Roxo

CIEP 316 GENERAL LADARIO PEREIRA TELLES

Belford Roxo

CIEP 337 BERTA LUTZ

Belford Roxo

CIEP 377 CARMEM DA SILVA

Belford Roxo

CIEP 111 GELSON FREITAS

Mesquita

CE JOAO CARDOSO

Nilópolis

CE PROFESSOR MARIO CAMPOS

Nilópolis

CIEP 230 MANOEL MALAQUIAS GURGEL DA SILVA

Nilópolis

CE PROFESSORA REGINA CELIA DOS REIS OLIVEIRA

São João de Meriti

CIEP 170 GREGORIO BEZERRA

São João de Meriti

CE LOURENCA GUIMARAES

Aperibé

CE JAIME QUEIROZ DE SOUZA

Itaocara

CE BUARQUE DE NAZARETH

Itaperuna

CE JOSE GARCIA DE FREITAS

Itaperuna

CE FRANCISCO PORTELLA

Natividade

CE DOUTOR LEONEL HOMEM DA COSTA

Santo Antônio de Pádua

CE ALMIRANTE BARROSO

Campos dos Goytacazes

CE CORONEL FRANCISCO RIBEIRO DA MOTTA VASCONCELOS

Campos dos Goytacazes

CE DOUTOR BARROS BARRETO

Campos dos Goytacazes

CE DOUTOR SYLVIO BASTOS TAVARES

Campos dos Goytacazes

CE GENERAL DUTRA

Campos dos Goytacazes

CE MANOEL PEREIRA GONCALVES

Campos dos Goytacazes

CE NILO PECANHA

Campos dos Goytacazes

CIEP 056 DOUTOR CUSTODIO SIQUEIRA

Campos dos Goytacazes

CIEP 270 PREFEITO JOSE ALVES DE AZEVEDO

Campos dos Goytacazes

CE AGOSTINHO CHRYZANTO DE ARAUJO

São Francisco de Itabapoana

CE JOAQUIM GOMES CRESPO

São Francisco de Itabapoana

CE DOUTOR NEWTON ALVES

São João da Barra

CE RAIMUNDO DE MAGALHAES

São João da Barra

CE CORONEL SERGIO JOSE DO AMARAL

Magé

CE PROFESSORA RUTH TALDO FRANCA

Magé

CE SAO FRANCISCO DE ASSIS

Magé

CE EDMUNDO BITTENCOURT

Teresópolis

CE DOUTOR VALMIR PECANHA

Três Rios

CE MARIA VERALBA FERRAZ

Cachoeiras de Macacu

CIEP 479 DOUTOR MARIO SIMAO ASSAF

Cachoeiras De Macacu

CE ANTONIO PECLY

Cordeiro

CE CANADA

Nova Friburgo

CE JANUARIO DE TOLEDO PIZZA

São Sebastião Do Alto

CE JOAO DE MORAES MARTINS

Trajano de Moraes

CE ROBERTO MONTENEGRO

Angra dos Reis

CE ALMIRANTE ALVARO ALBERTO

Paraty

CE BARÃO DE MAUÁ

Volta Redonda

CE RIO GRANDE DO SUL

Volta Redonda



ENSINO MÉDIO - ITINERÁRIO INTEGRADO - CURSO NORMAL

Trata-se de uma modalidade que tem como objetivo formar professores para atuar no exercício do magistério na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental.

A proposta curricular do Itinerário Curso Normal busca assegurar a constituição de valores, conhecimentos e competências gerais e específicas necessárias ao exercício da atividade docente.


CE EDMUNDO SILVA
Araruama

CE VINTE DE JULHO
Arraial do Cabo

IE PROFESSORA ISMAR GOMES DE AZEVEDO
Cabo Frio

CE DOUTOR FRANCISCO DE PAULA PARANHOS
Iguaba

CE ELISIARIO MATTA
Maricá

IE PROFESSOR ISMAEL COUTINHO

Niterói

CE DOUTOR FELICIANO SODRE

São Pedro da Aldeia


CE OSCAR DE MACEDO SOARES
Saquarema

CE NILO PECANHA
Barra do Piraí

CE JOAO KOPKE
Engenheiro Paulo de Frontin

CE PRESIDENTE RODRIGUES ALVES
Paracambi

CIEP 278 JOAQUIM OSORIO DUQUE ESTRADA
Paty dos Alferes

CIEP 298 MANUEL DUARTE
Rio das Flores

IE DEPUTADO LUIZ PINTO
Valença

CE MINISTRO RAUL FERNANDES
Vassouras

CE DOUTOR ARTUR VARGAS
Angra dos Reis

CE BALDOMERO BARBARA
Barra Mansa

CE JOAO PAULO II
Mangaratiba

CE ENGENHEIRO MARIO MOURA BRASIL DO AMARAL
Paraty

CE CELIO BARBOSA ANCHITE
Pinheiral

CE AFFONSINA MAZZILLO TEIXEIRA CAMPOS
Piraí

CE PEDRO BRAILE NETO
Resende

IE PROFESSOR MANUEL MARINHO
Volta Redonda

CIEP 402 APARICIO TORELLI
Japeri


CE DOM PEDRO I
Mesquita


IE CARLOS PASQUALE
Nilópolis

CE ARRUDA NEGREIROS
Nova Iguaçu

CE MILTON CAMPOS
Nova Iguaçu

CE VICENTINA GOULART
Nova Iguaçu

IE RANGEL PESTANA
Nova Iguaçu

CIEP 341 SEBASTIAO PEREIRA PORTES

Queimados

CE VISCONDE DE ITABORAI
Itaboraí

CE HILKA DE ARAUJO PECANHA
Itaboraí

CE DESEMBARGADOR JOSE AUGUSTO COELHO ROCHA JUNIOR
Rio Bonito

CE PANDIA CALOGERAS
São Gonçalo

CE PADRE MANUEL DA NOBREGA
São Gonçalo

IE CLELIA NANCI
São Gonçalo

CE TRASILBO FILGUEIRAS
São Gonçalo

CE SERVULO MELO

Silva Jardim

CE JULIA KUBITSCHEK
Rio de Janeiro

CE IGNACIO AZEVEDO DO AMARAL
Rio de Janeiro

CE HEITOR LIRA
Rio de Janeiro

IE CARMELA DUTRA
Rio de Janeiro

CE PROFESSOR JOSE ACCIOLI

Rio de Janeiro

CE CLODOMIRO VASCONCELOS
Itaguaí

IE SARAH KUBITSCHEK
Rio de Janeiro

CE PROFESSOR LAERTE GRISI

Seropédica

CIEP 380 JORACY CAMARGO
Belford Roxo

IE GOVERNADOR ROBERTO SILVEIRA
Duque de Caxias

CE ALEXANDER GRAHAM BELL
Duque de Caxias

CE FERNANDO FIGUEIREDO
Duque de Caxias

CE DOUTOR ALFREDO BACKER
Duque de Caxias

CE BARAO DE MAUA
Duque de Caxias

CIEP 179 PROFESSOR CLAUDIO GAMA
São Joçao de Meriti

CIEP 419 BENIGNO BAIRRAL
Aperibé

IE EBER TEIXEIRA DE FIGUEIREDO
Bom Jesus de Itabapuana

CIEP 276 ERNESTO PAIVA
Cambucí

CE WALDEMIRO PITA
Cambucí

CE OSCAR BATISTA
Cambucí

CIEP 141 VEREADOR SAID TANUS JOSE
Italva

CE FREI TOMAS
Itaocara

CIEP 263 LINA BO BARDI
Itaperuna

CIEP 343 PROFESSORA EMILIA DINIZ LIGIERO
Laje do Muriaé

IE DE MIRACEMA
Miracema

CE FLAVIO RIBEIRO DE REZENDE
Natividade

IE ELIANA DUARTE DA SILVA BREIJAO
Porciúncula

CE RUI GUIMARAES DE ALMEIDA
Santo Antônio de Pádua

CIEP DOUTOR MIGUEL COUTO FILHO
Varre-Sai

CE JOAO PESSOA
Campos dos Goytacazes

CE BALTAZAR CARNEIRO
Cardoso Moreira

CE TOBIAS TOSTES MACHADO
Conceição de Macabu

CE LUIZ REID
Macaé

CE JACINTHO XAVIER MARTINS
Rio das Ostras

CE DE SAO FIDELIS
São Fidélis

CE GERAQUE COLLET
São Fidélis

CE SAO FRANCISCO DE PAULA
São Francisco de Itabapuana

CE ALBERTO TORRES
São João da Barra

CE ALCINDO GUANABARA
Guapimirim

CIEP 128 MAGEPE MIRIM
Magé

CE JOSE VERISSIMO
Magé

CE RUI BARBOSA
Petrópolis

CIEP 285 LUIZ JOSE DAFLON GOMES
Sapucaia

CE EDMUNDO BITTENCOURT
Teresópolis

CE EUCLYDES DA CUNHA
Teresópolis

IE PROFESSOR JOEL MONNERAT

Três Rios

CE RAMIRO BRAGA
Bom Jardim

CE MARIA ZULMIRA TORRES
Cachoeira de Macacu

CE MARIA ZULMIRA TORRES
Cantagalo

CE PROFESSOR AURELIO DUARTE
Carmo

CE CASIMIRO DE ABREU
Casimiro de Abreu

IE INOCENCIO DE ANDRADE
Cordeiro

CE JOSE CARLOS BOARETTO
Macuco

IE DE NOVA FRIBURGO
Nova Friburgo

CIEP 283 MARIA AMELIA PACHECO
Sumidouro

CIEP 279 PROFESSORA GUIOMAR GONCALVES NEVES
Trajano de Moraes


ENSINO FUNDAMENTAL MODELO EM TEMPO INTEGRAL

Trata-se de uma modalidade de ensino que incorpora parte das inovações derivadas do modelo pleno, alterando de forma incremental, mas significativa, a matriz curricular, que passa a incluir componentes curriculares que fortalecem a dimensão não cognitiva da aprendizagem da Matemática, da Língua Portuguesa e das Ciências, além de oferecer espaços curriculares para o desenvolvimento de Projetos de Vida.

O currículo do Modelo em Tempo Integral de Ensino Fundamental deve enfatizar a cultura e a ludicidade, através da ampliação e qualificação do tempo diário de permanência do estudante na escola, organizando estratégias, situações, oportunidades, espaços e tempos próprios para a aprendizagem predominantemente socioemocional do estudante, mediante atividades de desenvolvimento do protagonismo e realização de projetos de pesquisa e de intervenção relacionados com os saberes das Áreas de Conhecimento.

CIEP 375 WILSON GREY

Ensino Fundamental Integral

Município: Belford Roxo – Bairro: Parque São Vicente

CIEP 209 ATAULFO ALVES

Ensino Fundamental Integral

Município: Duque de Caxias – Bairro: Parque Bom Retiro

CIEP 448 RUY FRAZAO SOARES

Ensino Fundamental Integral

Município: Niterói – Bairro: Engenho do Mato

ENSINO FUNDAMENTAL- MODELO EM TEMPO INTEGRAL CÍVICO- MILITAR

A modalidade tem como foco principal o fomento dos valores e princípios militares, baseados na disciplina, hierarquia, respeito mútuo, cooperação e civismo. Tem como base o aperfeiçoamento das dimensões do ser humano de forma integrada, contribuindo para o desenvolvimento de competências, habilidades, valores e atitudes.


O currículo busca desenvolver competências que tenham como foco central à conduta e postura estudante frente aos desafios da vida, com observância das leis, regulamentos, normas, disposições de forma geral, além de promover a interação com a tecnologia por meio de conhecimento básicos e mídias sociais.


CE JOAQUIM VITAL VIEIRA

Município: Areal – Bairro: Fazenda Velha

CE 1º SGT BM LUIZ CARLOS GONÇALVES FISCHER

Município: Carmo – Bairro: Ilha dos Pombos

CE 2º TEN. BM SÉRGIO RODRIGUES DA SILVA

Município: Cordeiro – Bairro: Centro

CE PROFESSORA SÔNIA DO AMARAL TORRES

Município: Miracema – Bairro: Jardim Beverly

CE SUBTEN. PM CLÁUDIO HENTZY FERREIRA

Município: Santo Antônio de Pádua – Bairro: São Félix


ENSINO FUNDAMENTAL - MODELO EM TEMPO INTEGRAL INTERCULTURAL BRASIL-MÉXICO

O modelo de oferta de ensino em questão promove o desenvolvimento da proficiência da língua espanhola, garantindo ações pedagógicas integradas, que valorizem aspectos culturais e artísticos do México dentro de uma proposta de interculturalidade, com foco no estudante aperfeiçoando as suas competências e habilidades com uma visão holística do mundo.

O currículo deste modelo integra a BNCC e um Núcleo Articulador, composto de Componentes Curriculares não Linguísticos, ministrados na língua foco do México (Espanhol) e Núcleo de Integração Linguística que busca desenvolver as 4 (quatro) competências linguísticas – produção oral, escrita, leitura e compreensão auditiva – de forma integrada aos temas abordados.

CIEP 413 ADÃO PEREIRA NUNES BRASIL – MÉXICO

Brasil - México

Município: São Gonçalo – Bairro: Neves


ENSINO FUNDAMENTAL - MODELO EM TEMPO INTEGRAL COM ÊNFASE EM LÍNGUAS

A modalidade visa oportunizar experiências com Línguas Estrangeiras, oportunizando aos estudantes conhecer e dominar variadas Línguas, valorizando os aspectos globais e culturais.

O currículo deste o modelo de ensino busca à contextualização do uso de estruturas linguísticas, a fim de não limitar o idioma tão somente à aquisição linguística, mas à sua vivência diária.

LICEU DE HUMANIDADES DE CAMPOS

Inglês - Espanhol - Francês

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Centro


ENSINO FUNDAMENTAL - MODELO EM TEMPO INTEGRAL COM ÊNFASE EM TECNOLOGIA, SUSTENTABILIDADE, ARTE E ESPORTE

O Modelo Ensino Fundamental em Tempo Integral com Ênfase em Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte visa preparar os estudantes, despertando uma consciência sobre qualidade de vida, assim como, o espírito criativo, artístico, alinhados aos conceitos dos movimentos ambientais e sustentáveis do mundo atual e aos contextos tecnológicos e científicos para serem bem sucedidos na sociedade e em uma economia globalizada, transformando-os em jovens qualificados, entendendo a necessidade de assumir riscos e enfrentá-los com responsabilidade e determinação.

O currículo do Modelo Ensino Fundamental em Tempo Integral com Ênfase em Tecnologia, Sustentabilidade, Arte e Esporte estrutura-se com uma parte comum que contempla os contextos referentes a BNCC e um Núcleo Articulador que busca desenvolver competências e habilidades específicas da Arte, Tecnologia, Sustentabilidade, Esporte, além de possibilitar que os estudantes tracem o seu Projeto de Vida.


CIEP 262 CURVELINA DIAS CURVELLO

Município: São Pedro da Aldeia – Bairro: Porto do Carro

CIEP 310 PROFESSORA ALICE AIEX

Município: Barra do Piraí – Bairro: Parque São Joaquim

CIEP 167 JARDIM PARAISO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Guandú

CIEP 394 CANDIDO AUGUSTO RIBEIRO NETO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Estrada da Palhada

CIEP 196 SÃO TEODORO

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Jardim Boa Esperança

CIEP 333 CACILDA BECKER

Município: Nova Iguaçu – Bairro: Miguel Couto

CIEP 335 PROFESSOR JOAQUIM DE FREITAS

Município: Queimados – Bairro: Jardim São Miguel

CIEP 424 PEDRO AMORIM

Município: Itaboraí – Bairro: Visconde de Itaboraí

CIEP 306 DEPUTADO DAVID QUINDERE

Município: São Gonçalo – Bairro: Jardim Catarina

CIEP 052 PROFESSORA ROMANDA GOUVEIA GONCALVES

Município: São Gonçalo – Bairro: Boa Vista

CIEP 410 PATRICIA GALVAO PAGU

Município: São Gonçalo – Bairro: Santa Isabel

CIEP 050 PABLO NERUDA

Município: São Gonçalo – Bairro: Laranjal

CIEP 412 DOUTOR ZERBINI

Município: São Gonçalo – Bairro: Colubandê

CIEP 098 PROFESSOR HILDA DO CARMO SIQUEIRA

Município: Duque de Caxias – Bairro: Vila São Luís

CIEP 035 MARECHAL HENRIQUE TEIXEIRA LOTT

Município: Duque de Caxias – Bairro: Jardim Primavera

CIEP 199 GP CHARLES CHAPLIN

Município: Duque de Caxias – Bairro: Jardim Gramacho

CIEP 176 CHICO MENDES

Município: Duque de Caxias – Bairro: Capivari

CIEP 178 JOAO SALDANHA

Município: Belford Roxo – Bairro: Sargento Rocalli

CIEP 037 ERNESTO GUEVARA

Município: Belford Roxo – Bairro: Jardim Bom Pastor

CIEP 116 VILA MAIA

Município: Belford Roxo – Bairro: Nova Aurora

CE POETA MARIO QUINTANA

Município: Mesquita – Bairro: Chatuba

CIEP 016 PROFESSORA LUCILENE DE SOUZA PECLAT

Município: São João de Meriti – Bairro: Parque Novo Rio

CIEP 030 MARINHEIRO JOAO CANDIDO

Município: São João de Meriti – Bairro: Grande Rio

CIEP 419 BENIGNO BAIRRAL

Município: Aperibé – Bairro: Palmeiras

CIEP 141 VEREADOR SAID TANUS JOSE

Município: Italva – Bairro: São Caetano

CIEP 267 MARIA APARECIDA LIMA SOUTO TOSTES

Município: Miracema – Bairro: Vila José de Carvalho

CIEP 468 OLGA THURLER MENDONCA DA FONSECA

Município: Natividade – Bairro: Morada do Engenho

CIEP 057 DOUTOR NILO PECANHA

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Lapa

CIEP 466 NINA ARUEIRA

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Penha

CIEP 463 JOAO BORGES BARRETO

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Ururaí

CIEP 417 JOSE DO PATROCINIO

Município: Campos dos Goytacazes – Bairro: Parque São Jorge

CIEP 464 ADMAR FERREIRA DE MEDEIROS

Município: Cardoso Moreira – Bairro: Cachoeiro

CIEP 140 MARIO CESAR GOMES DA SILVA

Município: Cachoeira de Macacu – Bairro: Centro

CIEP 353 BROCHADO DA ROCHA

Município: Cachoeira de Macacu – Bairro: Papucaia

CIEP 480 PROFESSOR LUIZ CARLOS VERONESE

Município: Nova Friburgo – Bairro: Conselheiro Paulino

Siga nossas redes e fique por dentro de todas as novidades!