Verifique com sua escola se o seu cadastro já está atualizado com foto e e-mail exclusivo;
Com o cadastro correto, acesse o site do aluno no quadro "Quero me cadastrar" e efetue o seu cadastro (https://aluno.riocard.com/acesso/login);
Após a mensagem "Solicitação realizada com sucesso", será enviado um e-mail com o link para prosseguimento da solicitação do seu cartão.
Obs: Caso exibida a mensagem "Nome ou matrícula inválida", verifique se os dados estão corretamente preenchidos. Persistindo o problema, procure sua escola;
Ao clicar no link, cadastre sua senha de acesso (8 a 10 caracteres/letras e números);
Cadastrada a senha, acesse o site do aluno no quadro "Já possuo cadastro" e informe o login (e-mail cadastrado) e a senha;
Clique em "Solicitar Cartões". Não existindo foto, cadastre uma foto de rosto (tipo 3x4), sem acessórios e com fundo claro e finalize o pedido;
Decorrido o prazo de 3 dias úteis, acesse o site do aluno e consulte a aprovação da foto e o andamento do Pedido.
Obs: Caso exibida a mensagem de reprovação da foto, siga as orientações para inserir nova foto, preferencialmente utilizando um computador.
No momento da confirmação da matrícula, o aluno deverá informar a necessidade do transporte no deslocamento desua residência até a Escola.
Como solicitar o serviço:
O aluno poderá realizar a solicitação do cartão Jaé gratuidade em um dos postos de atendimento da operadora ou realizar a solicitação via aplicativo JAÉ disponível no Google Play e no APP Store. O cartão físico será entregue no endereço indicado no momento da solicitação ou nos postos de atendimentos Jaé (clique aqui).
A solicitação do cartão gratuidade é realizado diretamente pelo aluno.
Opcionalmente poderá ser utilizado o cartão virtual (online), através do aparelho celular (QR Code) para liberar a passagem (clique aqui).
Cabe esclarecer que a partir do dia 05/07/2025, o Jaé passou a ser o único sistema válido para as gratuidades nos modais de transporte municipais da cidade do Rio de Janeiro — ônibus municipais, BRT, VLT, vans e cabritinhos.
Para maior segurança existe um padrão para criação da senha. Ela é sua, guarde-a com segurança e não compartilhe com ninguém. A senha deve ter no mínimo de 6 caracteres, que contenham:
• Letra Maiúscula
• Letra Minúscula
• Número
• Caractere especial
Onde solicitar o serviço:
Na Escola, no momento da confirmação da matrícula, o aluno deverá informar a necessidade de transporte, modalidade Trem, que utiliza no deslocamento de sua residência até a Escola.
Como solicitar o serviço:
O aluno deverá seguir as orientações no site da Concessionária, para realizar o agendamento do atendimento, através do link (clique aqui), e na data agendada, se dirigir ao posto de atendimento da Concessionária, localizado na Estação Central do Brasil, para solicitação do cartão de gratuidade.
Documentos ou requisitos necessários para solicitação doserviço:
• Documento de identificação oficial original com foto ou certidão de nascimento (para o caso de beneficiários menores de 18 anos);
• Comprovante de residência em nome de solicitante, caso ele tenha mais de 21 anos, ou em nome do responsável legal, para beneficiários com menos de 18 anos. O comprovante deve ser dos últimos 3 meses, original e enviado pelos Correios;
• Declaração escolar com 30 dias de validade;
Onde solicitar o serviço:
Na Escola, no momento da confirmação da matrícula, oaluno deverá informar a necessidade de transporte, na modalidade Metrô, que utliza no deslocamento de sua residência até a Escola.
Após a confirmação da escola, o aluno deverá seguir as orientações no site da Concessionária, através do link(clique aqui) e em seguida ir até o posto de atendimento da Concessionária (Metrô Rio) para solicitação do cartão de gratuidade.
Como solicitar o serviço:
Presencialmente no posto de atendimento do Metrô Rio na Estação Central. É preciso dirigir-se ao Posto de Gratuidade devidamente uniformizado.
Documentos ou requisitos necessários para solicitação do serviço:
• Declaração escolar original do ano letivo vigente
• Certidão de Nascimento original ou carteira de identidade original
• CPF do aluno
• Comprovante de residência de um dos três últimos meses (original)
Onde solicitar o serviço:
Na Escola, no momento da confirmação da matrícula, o aluno deverá informar a necessidade de transporte, na modalidade Ônibus, que utliza no deslocamento de sua residência até a Escola.
Após a confirmação da escola, o aluno deverá seguir as orientações no site da SindPass através do link (clique aqui) e em seguida ir até o posto de atendimento da Concessionária para solicitação do cartão de gratuidade.
Como solicitar o serviço:
Presencialmente, no momento da confirmação da matrícula na escola.
Documentos ou requisitos necessários para solicitação do serviço:
Leia atentamente as orientações do site Sind Pass:(clique aqui).
Informações ou dúvidas entrar em contato pelo telefone (24) 2106-5676.